Skip to content

Way of the web

Narrow screen resolution Wide screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size default color light color
Artigos
A importância do follow-up
Artigos
Escrito por Luiz Marins   

"Follow-up" significa "acompanhar", "seguir". Dar seguimento às coisas é uma verdadeira arte que poucas empresas sabem desenvolver. Temos muitas idéias, muitas boas idéias. Começamos a implantar quase todas elas ao mesmo tempo e... não cuidamos e não damos seguimento à sua implantação. Em pouco tempo, todas elas desaparecerão. Não ficará uma sequer. Tenho visto esta realidade em muitas empresas.

Leia mais...
 
Follow Up – Uma aplicação gerencial
Artigos
Escrito por Edson Rodriguez   
Quando estabelecemos metas ou mesmo gerenciamos uma rotina constante, é necessário que se façam avaliações do andamento do processo. Em princípio, quanto mais freqüente é esse monitoramento, mais oportunidades teremos de identificar desvios e tomar ações corretivas trazendo o negócio de volta para os trilhos. Esse é um processo clássico em gerenciamento.

Mas há um paradoxo aí, que é o ser humano no processo. Quanto mais você quer fazer as pessoas se desenvolverem, se motivarem, mais liberdade de ação precisa dar a elas e isso significa correr riscos, pois o monitoramento diminui. Quanto mais delegação, mais possibilidades de erros que precisam ser controlados e evitados, é claro, mas a convivência com eles é algo inerente ao processo de gerenciamento, no qual, na maioria das vezes, é preferível errar por ação que por omissão.
Leia mais...
 
Comunicação interpessoal
Artigos
Escrito por Kátia T. Fonseca   
O assunto desta temática se situa na fronteira de diversos campos do conhecimento: lingüística, fonética, teoria da comunicação, semântica, psicologia, sociologia, matemática e métodos quantitativos. Isso dificulta sua discussão e a escolha de definições aplicáveis. No novo dicionário da língua portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, comunicação é "fazer saber, tornar comum, participar". Assim como, interpessoal (inter + pessoal) se refere à relação entre as pessoas.
Leia mais...
 
Por que as empresas não avaliam seus funcionários?
Artigos
Escrito por Federico Amory   
Uma enquete on-line realizada em abril / 2002 pela Bumeran, empresa de soluções tecnológicas de recursos humanos, com 3.500 profissionais e 450 empresas do Brasil, da Espanha, do Chile e da Venezuela, mostrou que 53% dos brasileiros jamais tiveram seu desempenho avaliado e 65% das organizações afirmaram que nunca fizeram avaliação do desempenho dos seus empregados.

Por que será? Será que os empresários não consideram importante avaliar o desempenho dos funcionários? Ou simplesmente não sabem como fazê-lo? Ou então, pelas duas hipóteses juntas?
Leia mais...
 
Como fazer um processo de avaliação de talentos
Artigos
Escrito por Ed Michaels, Helen Handfield-Jones   
Como implantar um processo de avaliação dos profissionais mais estratégicos da sua empresa. A lista faz parte do livro "A Guerra pelo talento", escrito por três consultores da McKinsey e publicado no Brasil pela Editora Campus/Elsevier

1. Comece com uma estratégia de negócios
Abra a reunião com uma visão geral de seus objetivos de negócio e uma discussão intensa sobre as questões mais prementes referentes a talentos. O objetivo da avaliação é, principalmente, descobrir o peso dos talentos para que a estratégia de negócios seja cumprida.
Leia mais...
 
Follow-up!
Artigos
Escrito por Ricardo Jordão Magalhaes   
 "Ainda que o Outlook esteja cheio de coisas para fazer, eu cancelo alguns compromissos para arrumar tempo para escutar o que está dentro da minha cabeça. Se o meu trabalho não está legal, eu deito no chão, no meio do dia, olho para o teto, e procuro visualizar o que está dentro da minha imaginação." Albert Einstein, o cara.
 
A cidade de São Paulo vive dias caóticos no trânsito. Às 9:00 h da manhã da última quarta-feira 12 de Março foram registrados 186 km de engarrafamentos, 6o recorde em 15 dias. A cidade que nunca pára, tá parando. Os paulistanos estão andando em média 7 km por hora com seus potentes SUVs 2.0, 3.0, 4.0, importados, blindados e super bem equipados. Até um senhor idoso não acostumado a caminhadas matinais anda mais rápido do que um carro no trânsito de São Paulo.
Leia mais...